Sintomas de infarto

Vários são os sintomas de infarto, também chamado de Infarto Agudo do Miocárdio. Ele é causado devido à interrupção do fluxo sanguíneo para o coração.

O que causa um infarto?

A obstrução das artérias coronárias do coração.

O entupimento pode surgir devido à deposição de placas de gordura (ateroma) ou por um coágulo que obstrui a artéria. Assim o sangue não consegue chegar ao coração, levando as células do coração à morte por necrose.

As causas do infarto estão relacionadas à doença aterosclerose. Com o passar do tempo há o endurecimento e espessamento das paredes da artéria, soma-se a isso o acumulo de placas de gordura, de cálcio, dentre outras substâncias que podem obstruir parcial ou totalmente a artéria.

Qual a diferença entre um princípio de infarto e um infarto agudo do miocárdio (IAM)?

Quando se fala em princípio de infarto, significa que os sintomas iniciais, ou uma situação anterior ao infarto, foi percebido. Muitas vezes o termo “princípio” simplesmente é usado para dizer que a pessoa foi atendida a tempo, antes do infarto.

O que é angina?

A angina é a dor no peito devido à diminuição da circulação do sangue na artéria.

• Angina estável: ocorre apenas quando a pessoa faz um esforço físico ou se ela sofre um pico de estresse ou emoções fortes.
  • Angina instável: ao menor esforço ou mesmo em repouso a pessoa sente dor no peito

Quais os principais sintomas do infarto?

Os sintomas clássicos do infarto são:

• Dor constante e sensação de aperto no peito, que podem durar até 30 min, juntamente com mal estar. Se essa dor for intensa a pessoa pode chegar a cair no chão e desmaiar.

Sintomas menos comuns:

• Ardor no peito, que às vezes pode ser confundido com azia;
  • Irradiação da dor em todo o peito, na mandíbula e muitas vezes acompanha o lado esquerdo do corpo, principalmente através do ombro e braço;
  • Suor frio, falta de ar, enjoo, vômito;
  • Tontura e desmaio;
  • O infarto pode vir acompanhado também de ansiedade e agitação.

Homens e mulheres têm os mesmos sintomas?

Um terço das pessoas tem outros sintomas que não os característicos de um infarto principalmente: mulheres, pessoas com mais de 65 anos, afrodescendentes, diabéticos e pessoas com insuficiência cardíaca.

Em relação a homens e mulheres eles têm perfis cardíacos diferentes, em relação à anatomia e funcionalidade do coração. Nas mulheres as artérias são 15% mais finas que as dos homens e o coração feminino têm um ritmo cardíaco 10% mais rápido e sofre maior desgaste.

Os homens apresentam praticamente os sintomas descritos acima:

• Dor expressa como uma pressão dispersa no peito;
  • Suor frio;

Sintomas nas mulheres:

As mulheres podem apresentar sintomas distintos dos que descrevemos até aqui, entretanto tem sido relatada com maior frequência uma dor parecida com uma queimação, que às vezes é confundida com azia e sensação de pontadas em região do peito.

Ao perceber qualquer desses sintomas um médico deve ser procurado.

Quais os fatores de risco de um infarto?

Sedentarismo, pressão alta, colesterol alto (LDL), baixa quantidade do bom colesterol (HDL), obesidade, uso de drogas (cigarro e álcool), dieta com excesso de sal e gorduras saturadas.

“80% dos ataques cardíacos podem ser evitados através da adoção de medidas preventivas”

Como evitar o risco de um infarto?

Ter uma alimentação saudável, praticar alguma atividade física frequentemente, evitar cigarro e álcool e procurar um cardiologista ao menos uma vez ao ano.

FAQ – Perguntas Frequentes

Quais os sintomas de infarto?

Dor constante e sensação de aperto no peito, acompanhado de mal estar.

Quanto tempo dura os sintomas de um infarto?

Os sintomas que podem durar até 30 min.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks