Hipertensão secundária

A pressão arterial secundária se caracteriza por aumento dos níveis pressóricos, devido a outras doenças associadas, entre elas doenças renais, metabólicas, vasculares e até secundária a gravidez.

Sintomas

A hipertensão secundária pode evoluir de forma assintomática, mas com acometimento de outros órgãos, o que pode caracterizar alguns sintomas, entre eles:

• Pressão alta que não responde adequadamente a medicamentos (hipertensão resistente)
  • Pressão arterial muito alta – pressão arterial sistólica acima de 180mmHg ou pressão arterial diastólica acima de 120mmHg
  • Pressão alta de início repentino antes dos 30 anos ou depois dos 55 anos
  • Sem histórico familiar de pressão alta

Causas

Inúmeras doenças podem cursar com aumento dos níveis de pressão arterial. Doenças renais estão entre as principais causas, entre elas:

• Nefropatia diabética. Diabetes pode danificar o sistema de filtragem dos rins, o que pode levar à pressão alta.
  • Rins policisticos. Nesta condição hereditária, cistos em seus rins impedem que eles funcionem normalmente e podem aumentar a pressão arterial.
  • Doença glomerular. Seus rins filtram resíduos e sódio usando filtros microscópicos chamados glomérulo que às vezes, podem ficar inchados. Se o glomérulo inchado não pode funcionar normalmente, você pode desenvolver pressão alta.
  • Hipertensão renovascular. Este tipo de pressão alta é causada pelo estreitamento (estenose) de uma ou ambas as artérias que levam aos seus rins.

A hipertensão renovascular é frequentemente causada pelo mesmo tipo de placas gordurosas que podem danificar suas artérias coronárias (aterosclerose) ou uma condição separada, na qual os tecidos musculares e fibrosos da parede da artéria renal engrossam e endurecem em anéis (displasia fibromuscular).

Condições metabólicas também podem causar hipertensão secundária. São elas:

• Síndrome de Cushing. Nesta condição, os medicamentos corticosteróides podem causar hipertensão secundária, ou a hipertensão pode ser causada por um tumor hipofisário, além outros fatores que fazem com que as glândulas suprarrenais produzam muito mais hormônio cortisol.
  • As glândulas suprarrenais produzem aldosterona. Isso faz com que seus rins retenham sal e água e percam muito potássio, o que aumenta a pressão sanguínea.
  • Este tumor raro, geralmente encontrado em uma glândula suprarrenal, produz muito dos hormônios adrenalina e noradrenalina, o que pode levar à pressão alta a longo prazo ou picos de curto prazo na pressão arterial.
  • Tireóide. Quando a glândula não produz o hormônio tireóide suficiente (hipotireoidismo) ou produz muito hormônio da tireóide (hipertireoidismo), a pressão alta pode resultar.
  • As glândulas paratireóides controlam os níveis de cálcio e fósforo em seu corpo. Se as glândulas liberarem muito hormônio, a quantidade de cálcio no seu sangue aumenta — o que desencadeia um aumento da pressão arterial.

Outras possíveis causas de hipertensão secundária incluem:

• Coarctação da aorta. A principal artéria do corpo (aorta) é estreita. Isso força o coração a bombear mais para obter sangue através da aorta e para o resto do seu corpo. Como resultado, a pressão arterial aumenta – particularmente em seus braços.
  • Apnéia do sono. Nesta condição, muitas vezes marcada por ronco severo, a respiração pára repetidamente e começa durante o sono, fazendo com que você não obtenha oxigênio suficiente.

Não obter oxigênio suficiente pode danificar o revestimento das paredes dos vasos sanguíneos, o que pode tornar mais difícil para seus vasos sanguíneos controlar sua pressão arterial. Além disso, a apnéia do sono faz com que parte do sistema nervoso seja hiperativa e libere certos produtos químicos, que aumentam a pressão arterial como adrenalina e norepinefrina.

• À medida que você ganha peso, a quantidade de sangue que flui através de seu corpo aumenta. Isso coloca pressão adicional nas paredes da artéria, aumentando sua pressão sanguínea.

O excesso de peso também aumenta a frequência cardíaca e torna mais difícil para seus vasos sanguíneos moverem sangue. Além disso, depósitos de gordura podem liberar produtos químicos que aumentam a pressão arterial.

• A gravidez pode piorar a pressão alta existente ou fazer com que a pressão alta se desenvolva (pré-eclâmpsia).
  • Medicamentos e suplementos. Vários medicamentos prescritos — como analgésicos, pílulas anticoncepcionais, antidepressivos e medicamentos usados após transplantes de órgãos — podem causar ou piorar a pressão alta, em algumas pessoas.

Descongestionantes e certos suplementos de ervas, incluindo ginseng, alcaçuz e efedrina, podem ter o mesmo efeito. Muitas drogas ilegais, como cocaína e metanfetamina, também aumentam a pressão arterial.

Complicações

A hipertensão secundária pode acarretar piora nas condições clinicas iniciais do paciente:

• Danos nas artérias. Isso pode resultar em endurecimento e espessamento das artérias (aterosclerose), o que pode levar a infarto, derrame ou outras complicações.
  • O aumento da pressão arterial proporciona um alargamento das artérias com enfraquecimento de suas paredes; condição denominada de aneurisma.
  • Insuficiência cardíaca. A pressão alta acarreta um aumento do trabalho do músculo cardíaco, que consequentemente se hipertrofia, no entanto se a condição permanecer pode ocorrer uma dilatação dos ventrículos e um rebaixamento da força do coração.
  • Síndrome metabólica. Esta síndrome é um conjunto de distúrbios do metabolismo do seu corpo — incluindo aumento da circunferência abdominal, triglicérides altos, colesterol alto, pressão alta e altos níveis de insulina.
  • Problemas com a memória ou compreensão. Pressão alta descontrolada também pode afetar sua capacidade de pensar, lembrar e aprender. Problemas com memória ou compreensão de conceitos são mais comuns em pessoas que têm pressão alta.

Diagnóstico

A medida isolada em consultório da pressão arterial não é a maneira mais efetiva de avaliação. Devemos realizar 2 a 3 medidas em momentos diferentes e utilizar outros métodos de avaliação como  MAPA, MRPA, AMPA etc.

• Exames de sangue. Testes de sangue são frequentemente feitos para verificar seus níveis de potássio, sódio, creatinina, glicemia e colesterol total + triglicérides, entre outros.
  • Um teste de urina. Podem fazer diagnóstico de feocromocitoma e outras doenças associadas
  • Ultrassom renal. Muitas condições renais estão ligadas à hipertensão secundária. Esse exame permite avaliar as artérias que levam sangue aos rins e possíveis estenoses, que propiciam o aparecimento de hipertensão secundária.

Tratamento

O tratamento para hipertensão secundária se baseia no tratamento da doença inicial através de terapêutica medicamentosa ou cirúrgica. Uma vez sanada a alteração, os niveis pressóricos devem se normalizar

As possíveis opções de drogas incluem:

• Diuréticos tiazidicos. são medicamentos que ajudam seus rins a eliminar sódio e água. Diuréticos são muitas vezes genéricos e tendem a ser mais baratos do que outros medicamentos para pressão alta. Se você não está tomando um diurético e sua pressão arterial permanece alta, fale com seu médico sobre adicionar um ou substituir uma droga que você toma atualmente, com um diurético. Possíveis efeitos colaterais dos diuréticos incluem fraqueza, cãimbras nas pernas e maior risco de disfunção sexual.
  • Beta Bloqueadores. Esses medicamentos bloqueiam os efeitos da adrenalina nos vasos sanguineos e propiciam uma vasodilatação e uma melhor performance cardiaca

Possíveis efeitos colaterais incluem fadiga, problemas de sono, ritmo cardíaco lento e mãos e pés frios.

• Inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA). Esses medicamentos ajudam a relaxar os vasos sanguíneos bloqueando a formação de um produto químico natural que reduz os vasos sanguíneos. São especialmente importantes no tratamento da pressão alta em pessoas com doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca ou insuficiência renal.

Os inibidores de ECA não funcionam tão bem em pessoas negras quando prescritos sozinhos, mas são eficazes quando combinados com um diurético de tiazida. Possíveis efeitos colaterais incluem tontura e tosse.

Bloqueadores receptores angiotensina II. Esses medicamentos ajudam a relaxar os vasos sanguíneos bloqueando a ação – não a formação – de um produto químico natural que estreita os vasos sanguíneos. Muitas vezes são úteis para pessoas com doença arterial coronariana, insuficiência cardíaca ou insuficiência renal.

• Bloqueadores de canais de cálcio. Esses medicamentos ajudam a relaxar os músculos de seus vasos sanguíneos ou diminuir a frequência cardíaca. Possíveis efeitos colaterais incluem retenção de água, tontura, prisão de ventre, cefaléia e edema de membros inferiores

O tratamento para hipertensão secundária, às vezes pode ser complicado. Você pode precisar de mais de um medicamento, combinado com mudanças de estilo de vida para controlar sua pressão alta. Seu médico vai querer vê-lo com mais frequência – possivelmente uma vez por mês – até que sua pressão arterial seja controlada. Seu médico também pode recomendar que você mantenha o controle de sua pressão arterial em casa.

Estilo de vida

Mudanças de estilo de vida saudáveis são recomendadas para manter seu coração saudável e sua pressão arterial baixa. Estes incluem:

• Alimentação saudável. Experimente a dieta Dietry Approaches to Stop Hypertension (DASH), que enfatiza frutas, legumes, grãos integrais e alimentos lácteos com baixo teor de gordura. Obtenha bastante potássio, que é encontrado em frutas e legumes, como batatas, espinafre, bananas e damascos, para ajudar a prevenir e controlar a pressão alta. Coma menos gordura saturada e gordura total.
  • Diminuindo o sal em sua dieta. Uma menor ingestão de sódio — 1.500 miligramas (mg) por dia — é apropriada para pessoas com 51 anos ou mais e para pessoas de qualquer idade que sejam negras ou que tenham hipertensão, diabetes ou doença renal crônica. Caso contrário, pessoas saudáveis podem mirar 2.300 mg por dia ou menos.

Embora você possa reduzir a quantidade de sal que você come colocando o sal, você também deve prestar atenção à quantidade de sal que está nos alimentos processados que você come, como sopas enlatadas ou jantares congelados.

• Mantendo um peso saudável. Se você está acima do peso, perder até 4,5 kg pode baixar sua pressão arterial.
  • Aumentando a atividade física. Atividade física regular pode ajudar a baixar a pressão arterial e manter seu peso sob controle. Esforce-se por pelo menos 30 minutos de atividade física por dia.
  • Limitando o álcool. Mesmo que você esteja saudável, o álcool pode aumentar sua pressão sanguínea. Se você optar por beber álcool, faça-o com moderação. Para adultos saudáveis, isso significa até uma bebida por dia para as mulheres e duas bebidas por dia para os homens.
  • Não estou fumando. O tabaco fere as paredes dos vasos sanguíneos e acelera o processo de endurecimento das artérias. Se você fumar, peça ao seu médico para ajudá-lo a desistir.
0 respostas