Dor no peito

Fique atento às dores no peito, mas calma, pode não ser um infarto!

Dor no peito significa que estou tendo infarto?

Não necessariamente. Muitas vezes sem motivo aparente podemos sentir uma dor no peito e ficamos preocupados, pois logo pensamos na possibilidade de um infarto, mas esse sintoma pode ter várias causas.

Apesar disso, como a dor no peito é um dos sintomas de infarto você deve procurar atendimento médico no pronto-socorro rapidamente. No infarto a dor no peito pode ser acompanhada de outros sintomas tais como:

• Dor no centro do peito podendo irradiar para o lado esquerdo do corpo;
  • Suores frios, quando não se sente calor;
  • Mal estar;
  • Enjoo e/ou vômito;
  • Tontura e/ou desmaio;

Se você tem fatores de risco para infarto como: tabagismo, uso de álcool e outras drogas, nível de colesterol alto, obesidade, não faz exercícios físicos com frequência, procure um cardiologista para uma avaliação e orientação para a melhora da sua qualidade de vida.

Quais as causas da dor no peito?

Após descartar a possibilidade de ataque cardíaco outras enfermidades ou distúrbios devem ser investigados tais como: problemas de ordem psiquiátrica, pulmonares, da caixa torácica e doenças do sistema digestório.

Pericardite

É a inflamação do pericárdio que envolve o coração. Neste caso o paciente apresenta dor súbita e intensa na região do peito que vem acompanhada de outros sintomas como: dor nas costas, pescoço e ombros, palpitação, fraqueza, febre e falta de ar.

Embolia pulmonar

Ocorre quando um vaso sanguíneo do pulmão sofre obstrução e o sangue não circula. Essa doença também acarreta dor no peito e falta de ar durante a respiração juntamente com: tosse constante, febre baixa, pernas inchadas, suor abundante, pele azulada e fria, vertigem e irregularidade no batimento do coração.

Pneumonia

É causada por microrganismos que atacam o pulmão e também causam dor no peito durante uma respiração profunda. Outros sintomas que aparecem em casos de pneumonia são: hipertermia, tosse com catarro com sangue ou não, vômitos e dificuldade para respirar.

Dores musculares

Após atividade física intensa podem ocorrer dores musculares, porém às vezes o corpo não consegue rebater a inflamação causada pelo excesso de exercícios ocasionando dores na região do músculo peitoral e demais partes do corpo.

Problemas no sistema digestório

Quando acontece refluxo esofágico ele pode causar dor no peito e/ou desconforto e queimação com se fosse no peito. O refluxo é causado por uma falha na válvula esofágica e o ácido do estômago sobe para o esôfago.

Ansiedade

Os sintomas da ansiedade também podem se podem ser físicos como: dor no peito, falta de ar, disritmia cardíaca, suor, enjoo e tremores no corpo.

Se você está com dor no peito vá ao pronto socorro

Serão realizados exames que vão identificar se você está tendo ou não um infarto:

• Determinação de troponina que tem sua taxa alterada no caso de problema cardíaco;
  • Eletrocardiograma;
  • Raio-X de tórax;
  • Ecocardiograma;
  • Cateterismo cardíaco.

Para prevenir o infarto tenha uma vida saudável e vá ao cardiologista com regularidade.

FAQ – Perguntas Frequentes

O que significa dor no peito?

Significa que você pode estar tendo um ataque cardíaco e deve procurar rapidamente um pronto atendimento médico. Outras doenças causam o mesmo sintoma, porém você precisa fazer exames para determinar.

O que causa dor no peito?

São várias as causas desde infarto até ansiedade, dores musculares, pneumonia, pericardite e embolia pulmonar. Procure um pronto socorro ao sentir dor no peito para verificar a origem da dor.

Onde é a dor no coração?

O coração não dói, a dor ocorre na área central do peito e pode irradiar para o ombro, braço esquerdo braço esquerdo e até a região da mandíbula.

0 respostas