Artigos

Cardiologia esportiva: insuficiência cardíaca e exercício

Aqui neste artigo você vai conhecer os cuidados para começar a praticar exercícios físicos e prevenir a insuficiência cardíaca, além de conhecer a especialidade cardiologia esportiva.

  • Causas das doenças cardíacas.
  • O que é a insuficiência cardíaca?
  • Cuidados ao começar a pratica de exercícios.
  • O que é Overtraining e morte súbita?
  • A Cardiologia Esportiva

Causas das doenças cardíacas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças cardíacas são as principais causas de morte no mundo, sendo que em 2019 os óbitos chegaram 9 milhões. As causas das doenças cardíacas são comportamentais, tais como alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e uso indiscriminado do álcool. O sedentarismo e a inatividade são as principais causas da pressão arterial elevada, insuficiência cardíaca, glicemia alta, hiperlipidêmia, sobrepeso e obesidade.

O que é a Insuficiência Cardíaca (IC)?

A Insuficiência Cardíaca ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para manter o metabolismo do corpo. As além das citadas anteriormente são: defeitos estruturais, anomalias funcionais ou sobrecarga repentina. A IC causa o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que em 2021 matou 354.651 mil no Brasil.

Falta de ar, não conseguir realizar esforço físico e inchaço nas pernas ou abdome são sintomas da IC. A confirmação da insuficiência cardíaca é feita através do ecocardiograma e determinação do peptídeo natriurético tipo B (BNP).

Cuidados ao começar a pratica de exercícios

Indivíduos com e sem cardiopatias devem praticar exercícios físicos como forma de prevenir e combater as doenças cardíacas, além de manter uma alimentação saudável. A American Heart Association e a OMS recomendam:

  • Exercícios por 150 minutos/semana com intensidade moderada ou sessões mais curtas (10 min) que se somam;
  • Ou 75 min/semana de exercícios de intensidade vigorosa.

Durante a atividade física o coração passa por um remodelamento cardíaco, que depende do tipo e da quantidade de exercício físico praticado, e das características de quem o pratica.

Os benefícios dos exercícios para atletas profissionais ou não são: a melhora da circulação sanguínea, batimentos cardíacos ritmados, controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol, melhorias no tônus e força muscular e bem estar geral.

O que é Overtraining e morte súbita?

Caso você realize atividades físicas sem acompanhamento você corre o risco de:

  • Síndrome do Overtraining: aplicação de cargas excessivas de exercícios que levam à diminuição do desempenho esportivo.
  • Morte súbita (MS): é uma parada cardíaca repentina causada por doença arterial coronária e por fibrilação ventricular. Em jovens a adrenalina liberada na atividade física, as anomalias cardíacas ou o uso de drogas levam à MS.

As diretrizes da Cardiologia do Esporte e Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade de Medicina do Exercício e Esporte recomendam que qualquer pessoa que queira praticar esporte competitivo ou para o lazer deve passar por uma Avaliação Pré-Participação (APP) Cardiológica.

Cardiologia Esportiva

Dentro da especialidade da Medicina Esportiva (ou Medicina do Esporte), temos a Cardiologia Esportiva que cuida da saúde do coração durante a prática de exercícios direcionados a atletas profissionais ou não.

O Cardiologista Esportivo é o especialista mais qualificado para realizar a Avaliação Pré-Participação (APP) Cardiológica, além de realizar:

  • Avaliação cardíaca e check-up cardiológico;
  • Indicação da melhor prática esportiva para cada indivíduo;
  • Determinação da intensidade ideal do treinamento;
  • Orientação aos pacientes com risco de doenças cardíacas;
  • Indicar formas de melhorar a atividade cardíaca e os exercícios.
Dra. Laura Del Papa

View Comments

Share
Published by
Dra. Laura Del Papa

Recent Posts

Dor no peito

Fique atento às dores no peito, mas calma, pode não ser um infarto! Dor no…

2 anos ago

Sintomas de infarto

Vários são os sintomas de infarto, também chamado de Infarto Agudo do Miocárdio. Ele é…

2 anos ago

Médico cardiologista: o médico do coração

Hoje neste artigo você conhecerá qual a formação do médico cardiologista, quais as áreas de…

2 anos ago

10 dicas para controle da pressão arterial

O controle da pressão arterial pode se dar através de tratamento medicamentoso e de mudança…

3 anos ago

Hipertensão secundária

A pressão arterial secundária se caracteriza por aumento dos níveis pressóricos, devido a outras doenças…

3 anos ago