Cardiologia esportiva: insuficiência cardíaca e exercício

Aqui neste artigo você vai conhecer os cuidados para começar a praticar exercícios físicos e prevenir a insuficiência cardíaca, além de conhecer a especialidade cardiologia esportiva.

  • Causas das doenças cardíacas.
  • O que é a insuficiência cardíaca?
  • Cuidados ao começar a pratica de exercícios.
  • O que é Overtraining e morte súbita?
  • A Cardiologia Esportiva

Causas das doenças cardíacas

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças cardíacas são as principais causas de morte no mundo, sendo que em 2019 os óbitos chegaram 9 milhões. As causas das doenças cardíacas são comportamentais, tais como alimentação inadequada, sedentarismo, tabagismo e uso indiscriminado do álcool. O sedentarismo e a inatividade são as principais causas da pressão arterial elevada, insuficiência cardíaca, glicemia alta, hiperlipidêmia, sobrepeso e obesidade.

O que é a Insuficiência Cardíaca (IC)?

A Insuficiência Cardíaca ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para manter o metabolismo do corpo. As além das citadas anteriormente são: defeitos estruturais, anomalias funcionais ou sobrecarga repentina. A IC causa o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), que em 2021 matou 354.651 mil no Brasil.

Falta de ar, não conseguir realizar esforço físico e inchaço nas pernas ou abdome são sintomas da IC. A confirmação da insuficiência cardíaca é feita através do ecocardiograma e determinação do peptídeo natriurético tipo B (BNP).

Cuidados ao começar a pratica de exercícios

Indivíduos com e sem cardiopatias devem praticar exercícios físicos como forma de prevenir e combater as doenças cardíacas, além de manter uma alimentação saudável. A American Heart Association e a OMS recomendam:

  • Exercícios por 150 minutos/semana com intensidade moderada ou sessões mais curtas (10 min) que se somam;
  • Ou 75 min/semana de exercícios de intensidade vigorosa.

Durante a atividade física o coração passa por um remodelamento cardíaco, que depende do tipo e da quantidade de exercício físico praticado, e das características de quem o pratica.

Os benefícios dos exercícios para atletas profissionais ou não são: a melhora da circulação sanguínea, batimentos cardíacos ritmados, controle da pressão arterial e dos níveis de colesterol, melhorias no tônus e força muscular e bem estar geral.

O que é Overtraining e morte súbita?

Caso você realize atividades físicas sem acompanhamento você corre o risco de:

  • Síndrome do Overtraining: aplicação de cargas excessivas de exercícios que levam à diminuição do desempenho esportivo.
  • Morte súbita (MS): é uma parada cardíaca repentina causada por doença arterial coronária e por fibrilação ventricular. Em jovens a adrenalina liberada na atividade física, as anomalias cardíacas ou o uso de drogas levam à MS.

As diretrizes da Cardiologia do Esporte e Exercício da Sociedade Brasileira de Cardiologia e da Sociedade de Medicina do Exercício e Esporte recomendam que qualquer pessoa que queira praticar esporte competitivo ou para o lazer deve passar por uma Avaliação Pré-Participação (APP) Cardiológica.

Cardiologia Esportiva

Dentro da especialidade da Medicina Esportiva (ou Medicina do Esporte), temos a Cardiologia Esportiva que cuida da saúde do coração durante a prática de exercícios direcionados a atletas profissionais ou não.

O Cardiologista Esportivo é o especialista mais qualificado para realizar a Avaliação Pré-Participação (APP) Cardiológica, além de realizar:

  • Avaliação cardíaca e check-up cardiológico;
  • Indicação da melhor prática esportiva para cada indivíduo;
  • Determinação da intensidade ideal do treinamento;
  • Orientação aos pacientes com risco de doenças cardíacas;
  • Indicar formas de melhorar a atividade cardíaca e os exercícios.
1 responder

Trackbacks & Pingbacks

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *