Artigos

10 dicas para controle da pressão arterial

O controle da pressão arterial pode se dar através de tratamento medicamentoso e de mudança de estilo de vida com hábitos mais saudáveis.

A seguir listamos 10 dicas para melhor controle da pressão arterial

  1. Perca peso, note suas medidas

à medida que ganhamos peso aumentamos os níveis pressóricos de forma proporcional. Além disso a obesidade aumenta a incidência de diabetes, dislipidemia e apneia do sono que da mesma forma interferem nos níveis pressóricos.

A perda de peso é uma das mudanças de estilo de vida mais eficazes para controlar a pressão arterial. Perder até mesmo uma pequena quantidade de peso pode ajudar a reduzir sua pressão arterial. Em geral, você pode reduzir sua pressão arterial em cerca de 1mmHg com cada quilograma de peso que você perde.

A circunferência abdominal também guarda relação com o risco cardiovascular e com a hipertensão.

Em geral:

  • Os homens estão em risco se a medida da cintura for superior a 102 centímetros.
  • As mulheres estão em risco se a medida da cintura for superior a 89 centímetros.

  1. Exercite-se regularmente

Atividade física regular, 150 minutos por semana de exercícios moderados ou 75 de alta intensidade de forma contínua e prolongada – pode reduzir sua pressão arterial em cerca de 5 a 8mmHg.

Se você tem pressão arterial elevada, o exercício pode ajudá-lo a evitar desenvolver hipertensão. Se você já tem hipertensão, atividade física regular pode baixar sua pressão arterial para níveis mais seguros.

Alguns exemplos de exercício aeróbico que você pode tentar diminuir a pressão arterial incluem caminhada, corrida, ciclismo, natação ou dança. O treinamento de força também pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Objetivo de incluir exercícios de treinamento de força pelo menos dois dias por semana. Você deverá conversar com seu médico para determinar a intensidade de treinamento resistido ideal para controle e melhora da PA.

  1. Dieta saudável

Consumir uma dieta rica em grãos integrais, frutas, legumes e produtos lácteos com baixo teor de gordura e colesterol pode diminuir sua pressão arterial em até 11mmHg, se você tiver pressão alta. Este plano alimentar é conhecido como a dieta abordagens dietéticas para parar a dieta da hipertensão arterial (DASH).

Não é fácil mudar seus hábitos alimentares, mas com essas dicas, você pode adotar uma dieta saudável:

  • Mantenha um diário alimentar.Escrever o que você come, mesmo que por apenas uma semana, pode lançar uma luz surpreendente sobre seus verdadeiros hábitos alimentares. Monitore o que você come, quanto, quando e por quê.
  • Considere aumentar o potássio.O potássio pode diminuir os efeitos do sódio na pressão arterial. A melhor fonte de potássio são os alimentos, como frutas e legumes, em vez de suplementos.
  • Seja um comprador inteligente.Leia rótulos de alimentos quando você compra e segue seu plano de alimentação saudável quando você está jantando fora, também.
  1. Reduza o sódio em sua dieta

A redução do consumo de sódio mesmo em pequenas quantidades pode reduzir a pressão arterial em 5 a 6mmHg.

O efeito da ingestão de sódio na pressão arterial varia entre grupos de pessoas. Em geral, limite o sódio a 2.300 miligramas (mg) por dia ou menos. No entanto, uma menor ingestão de sódio – 1.500mg por dia ou menos – é ideal para a maioria dos adultos.

Para diminuir o sódio em sua dieta, considere estas dicas:

  • Leia rótulos de comida. Se possível, escolha alternativas de baixo teor de sódio dos alimentos e bebidas que você normalmente compra.
  • Coma menos alimentos processados. Apenas uma pequena quantidade de sódio ocorre naturalmente nos alimentos. A maior parte do sódio é adicionada durante o processamento.
  • Não adicione sal. Apenas 1 colher de chá de sal tem 2.300 mg de sódio. Use ervas ou especiarias para adicionar sabor à sua comida.
  • Facilite para ele. Se você não sentir que pode reduzir drasticamente o sódio em sua dieta de repente, corte gradualmente. Seu paladar se ajustará com o tempo.
  1. Limite a quantidade de álcool que você bebe

A ingestão de bebida alcoólica em pequena quantidade (60 mg para mulheres e 120 mg para homens ao dia) pode trazer benefícios para a saúde e melhora do risco cardiovascular.

Mas esse efeito protetor é perdido, se você beber muito álcool.

  1. Pare de fumar

Cada cigarro que você fuma aumenta sua pressão sanguínea por muitos minutos depois de terminar. Parar de fumar ajuda sua pressão arterial a voltar ao normal. Parar de fumar pode reduzir o risco de doenças cardíacas e melhorar sua saúde geral. Pessoas que param de fumar podem viver mais do que pessoas que nunca param de fumar.

  1. Reduza a cafeína

O papel da cafeína na pressão arterial ainda é debatido. Cafeína pode aumentar a pressão arterial até 10 mmHg em pessoas que raramente a consomem. Mas as pessoas que bebem café regularmente podem ter pouco ou nenhum efeito na pressão arterial.

  1. Reduza o estresse

Se você não pode eliminar todos os seus estressores, você pode pelo menos lidar com eles de uma maneira mais saudável. O controle da ansiedade e do estresse pode ter impacto importante na redução de secreção de adrenalina e seus metabólitos e consequentemente impacto nos níveis pressóricos.

  • Mude suas expectativas: Por exemplo, planeje seu dia e concentre-se em suas prioridades. Evite tentar fazer muito e aprenda a dizer não. Entenda que há algumas coisas que você não pode mudar ou controlar, mas você pode se concentrar em como você reage a elas.
  • Concentre-se em problemas que você pode controlar e faça planos para resolvê-los: Não demore para resolver problemas pessoais e de trabalho
  • Evite gatilhos de estresse: Tente evitar gatilhos quando puder. Por exemplo, se o tráfego na hora do rush no caminho para o trabalho causar estresse, tente sair mais cedo pela manhã ou pegar o transporte público. Evite pessoas que te causam estresse, se possível.
  • Aproveite para relaxar e fazer atividades que você goste: Tire um tempo todos os dias para sentar em silêncio e respirar profundamente. Faça tempo para atividades agradáveis ou hobbies em sua agenda, como dar uma caminhada, cozinhar ou se voluntariar.
  • Pratique gratidão: Expressar gratidão aos outros pode ajudar a reduzir seu estresse
  1. Monitore sua pressão arterial em casa e consulte seu médico regularmente

E imprescindível que você conheça os seus níveis pressóricos e os gatilhos para aumento da PA. A visita regular ao seu cardiologista proporciona um acompanhamento mais de perto e controle de fatores de risco e acompanhamento cardiovascular.

  1. Obtenha suporte

Família e amigos solidários podem ajudar a melhorar sua saúde. Eles podem incentivá-lo a cuidar de si mesmo, levá-lo ao consultório médico ou embarcar em um programa de exercícios com você para manter sua pressão arterial baixa.

Dra. Laura Del Papa

View Comments

Share
Published by
Dra. Laura Del Papa

Recent Posts

Dor no peito

Fique atento às dores no peito, mas calma, pode não ser um infarto! Dor no…

2 anos ago

Sintomas de infarto

Vários são os sintomas de infarto, também chamado de Infarto Agudo do Miocárdio. Ele é…

2 anos ago

Médico cardiologista: o médico do coração

Hoje neste artigo você conhecerá qual a formação do médico cardiologista, quais as áreas de…

2 anos ago

Cardiologia esportiva: insuficiência cardíaca e exercício

Aqui neste artigo você vai conhecer os cuidados para começar a praticar exercícios físicos e…

2 anos ago

Hipertensão secundária

A pressão arterial secundária se caracteriza por aumento dos níveis pressóricos, devido a outras doenças…

3 anos ago